Tênis de Mesa busca interiorização como forma de fomentar esporte pelo estado

Após três anos de nova gestão, esporte conquistou vitórias dentro e fora das arenas de jogo destacando-se na parte organizacional sendo das poucas Federações com projetos federais e estaduais aprovados e captados na Bahia, e com planejamento estratégico para novos projetos ao longo do segundo semestre de 2014 e programados para execução no ano de 2015; a meta almejada é a penetração nas grandes e médias cidades do estado através de clínicas para educadores físicos formando RH e realização de eventos na capital e interior aumentando o interesse da população e formando novos atletas.

Com 56 anos a FBTM – Federação Baiana de Tênis de Mesa foi fundada em 1958 pelo Sr. Abelardo da Costa Nunes então Presidente da Federação Bahiana de Desportos Terrestres que englobava vários esportes na época e realizou no mesmo ano e em 1972 etapas do Campeonato Brasileiro tendo como destaques da década, José Clarindo Bittencourt “Pererê” 6º colocado no Brasileiro em 1971 e Edvan Fernandes “Destaque” no ano de 1974. Até o ano de 1990 houve uma estagnação do esporte no estado sem gestão na federação nem clubes e atletas em grande atividade, sendo que a partir do ano de 1991 houve uma reestruturação com as gestões de Luciano Pondé e José Simões época em que a Bahia conseguiu o Vice-campeonato Juvenil e chegou a ter atletas convocados para Seleção Mirim.

Alexandre Sales deu início a um novo modelo de administração legalizando a FBTM com toda documentação registrada e possibilitando um crescimento do esporte a partir de 1997 e no ano 2000 iniciando a presidência de Luiz Carlos que tentou profissionalizar o esporte, mas esbarrou na pouca penetração nacional e estadual do mesmo, mas obteve grandes resultados com a massificação pela capital com muitos praticantes e revelação de ótimos atletas a exemplo de Rivalino Cardoso que veio a ser Octacampeão baiano, chegando a treinar na Alemanha, sendo convocado para Seleção Brasileira Juvenil, além de grandes atletas a exemplo de Fernando Simões, Luiz Carlos, Alex Wang, Fábio Zacarias, Sidnei Guedes, Viviane Wang dentre outros.

Antônio Chaves e Leilson Petersen contribuíram bastante entre os anos de 2006 e 2010. Durante este tempo houve um grande desenvolvimento do esporte por diversas cidades com o técnico Ednaldo Fernandes formando muitos atletas em Salvador e posteriormente em Itororó com mais de 30 grandes atletas a exemplo do atual Tricampeão Rafael Rocha, Maria Del Mar e Ueslei Nery.

Artigo 10JUN14 leilson

Ângelo Neto na AABB em Salvador destacando-se no Tênis de Mesa Paraolímpico inclusive conquistando medalha de prata no Sul-Americano na Argentina. Feira de Santana iniciou o processo de eventos pelo interior em 1990, sendo a primeira cidade a realizar etapa do Campeonato baiano fora de Salvador e com alguns bons atletas como Sérgio Queiroz e Leandro Lopes.

Camaçari com apoio da prefeitura municipal e os percussores Josemir Marques e Mauricio Moreira consolidaram um belo trabalho que hoje rende grandes frutos no naipe Feminino já contando com as Bicampeãs Brasileiras da modalidade.

Artigo 10JUN14 Didiemeninas

Nesse rastro de evolução veio a equipe de Alagoinhas tendo Paulo Noya, Filadelfo Neto, Carlos Viana e Milton Filho como iniciantes do clube na década de 90.

O grande boom de desenvolvimento agora está com os Professores Marcos Junior em Itabuna, com atletas de ótima qualidade, Caio Souza que mantém o maior clube da capital com os primeiros atletas do ranking e Ronival Andrade que revela os mais jovens atletas de Salvador nos Colégios Sartre e Salesiano.

Artigo 10JUN14 equipeitabuna

Agora clubes de diversas cidades começam a organizar-se em busca de regularização e contratação de profissionais buscando um maior desenvolvimento a exemplo de Alagoinhas, Lauro de Freitas, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Uauá.

Com o advento dos Jogos Olímpicos sendo realizado no Rio de Janeiro em 2016, o esporte em todo o país está em ebulição e na Bahia agora com a criação do Conselho Estadual de Esportes, primeiro do Brasil consolida o fomento ao desporto e pode avançar nos próximos anos principalmente no Tênis de Mesa pelo bom momento internacional que os atletas vivem com excelentes resultados e pela grande quantidade de projetos em vistas de serem executados no estado da Bahia. O principal projeto de massificação do esporte no estado já está em análise pelo Ministério dos Esportes e visa implantar em escolas públicas da Bahia o ensino com a formação do educador físico e complementação salarial do mesmo, possibilitando dedicação integral ao esporte.

Artigo 10JUN14 gabisantiago

A meta é formar em 04 anos 240 novos técnicos e ofertar o ensino a mais de 40 mil alunos. Inovando na oferta de esportes ao cidadão que deseja praticar atividades físicas será construída a primeira mesa de tênis de mesa em concreto no estado, que será edificada na cidade de Serrinha, o objetivo e permitir que haja uma disseminação da prática lúdica do ping-pong em praças públicas por toda a Bahia, e será lançada com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa “CBTM”, Sr. Alaor Azevedo no dia 13 de junho juntamente com o Prefeito da cidade Osni Cardoso, autoridades locais e o representante da SUDESB, Sr. Mauricio Trindade, na festa de emancipação do Município de Serrinha.

Na mesma cidade no sábado, 14 de junho acontece a etapa de alto rendimento, o Campeonato Baiano no Ginásio Luís Eduardo Magalhães. O evento faz parte do convênio celebrado com o governo do estado da Bahia através da “SUDESB”, que visa fomentar o esporte interiorizando a prática do Tênis de Mesa com cursos técnicos e de arbitragem além de eventos com a participação de atletas, estudantes e educadores físicos.

Artigo 10JUN14 veterano6

Com o grande número de praticantes na cidade crescendo o clube ASTM de Serrinha estará presente com muitos novos atletas da região sisaleira inclusive já contando com medalhistas nas etapas do baiano.  O evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia através da SUDESB e Prefeitura Municipal de Serrinha na figura da Secretaria de Cultura Esportes e Lazer, que possibilitam toda infraestrutura necessária para a sua realização.

Artigo 10JUN14 luanaandrade

Serviços
  • Evento: Copa Bahia III Serrinha de Tênis de Mesa
  • Organização: FBTM
  • Data: 14/06/2014
  • Local: Ginásio Luis Eduardo Magalhães – Av.ACM, S/N – Serrinha-BA
  • Inscrição: Entre R$ 60,00 e R$ 100,00 pelo site: fbtm.com.br
  • Período de inscrição: Até 10/06
  • Informações: Paulo Carneiro – 75-8831-0378 – inscricaofbtm@gmail.com

Deixe um comentário